O IPREM – Instituto de Previdência Municipal de Fernandópolis – recebeu um importante selo do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – Pró-Gestão RPPS, instituído e administrado pelo Ministério da Previdência, no nível de aderência II.
Essa certificação atesta que o IPREM de Fernandópolis adota as melhores práticas na sua gestão previdenciária, proporcionando maior controle dos seus ativos e passivos financeiros e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade local.
A implantação dessas boas práticas de gestão está hoje inserida na cultura e no ambiente organizacional do IPREM, através da implantação efetiva de ações e processos que contemplam três pilares organizacionais: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.
“Buscamos incessantemente a qualificação de nossos servidores e a introdução de padrões de qualidade nos processos de trabalho. Essas medidas permitirão maior estabilidade na gestão e consolidação de avanços, evitando que naturais mudanças no comando político do ente federativo resultem em descontinuidade ou retrocessos na gestão previdenciária”, destacou a presidente do IPREM, Creusa Nossa.
A transparência das informações e a efetiva participação dos beneficiários e da sociedade no acompanhamento da gestão do IPREM oferece maior proteção ao patrimônio, favorecendo a garantia futura do pagamento dos benefícios previdenciários com sustentabilidade e em observância aos princípios do equilíbrio financeiro e atuarial e da eficiência e economicidade na utilização dos recursos públicos.
Destaca-se a expressiva parcela do orçamento público destinada à manutenção do IPREM, na gestão do Regime Próprio municipal e, sendo assim, a adoção dessas práticas de gestão, tornam-se elemento essencial para o equilíbrio das contas públicas e a manutenção da capacidade da Prefeitura de Fernandópolis em implementar as políticas públicas de interesse da coletividade.